Pular para o conteúdo principal

Cena Artística Nordestina

Apesar de não ser nordestino ou ter qualquer ligação com nordeste,um amigo me pediu para comentar sobre a cena artística nordestina,que por sinal é muito mais rica do que imaginamos,e com esse tema desafiador,eu pesquisei,fui a fundo e tentei dissertar sobre o assunto.
Quando pensamos em nordeste ao menos eu,sempre lembro de O Auto da Compadecida que foi produzida pelo diretor pernambucano Guel Arraes,que é uma adaptação da peça teatral de Ariano Suassuna que também é nordestino,que inclusive é um dos maiores escritores do Brasil.O filme foi lançado no ano de 2000 e teve a maior bilheteria no Brasil neste ano,sendo assistido por mais e 2 milhões de pessoas.Obviamente que a a cinegrafia nordestina não se equipara apenas a O Auto da Compadecida,ela é vasta,vou deixar este link (http://www.cineplayers.com/lista/melhores-filmes-no-nordeste-brasileiro/27095) para que vocês possam ver quais filmes tem essa raiz nordeste,e porque não,assisti-los. 
Um dos maiores atores brasileiros atualmente é Wagner Moura,para os que não sabem,ele é nordestino mais precisamente de Salvador Bahia,mas o nordeste não nós entregou apenas Wagner Moura para nosso cenário artístico,também temos Lazaro Ramos,Arlete Salles,Fabiana Karla,Irandhir Santos,Solange Couto,José Wilker,Luiz Miranda,Renato Aragão,Priscila Fantin,Tom Cavalcante,Marco Nanini,Tiririca,claro esses são só alguns dos muitos atores famosos do nordeste.
A musica nordestina também é muito rica,não se trata apenas do Axé e Forró,temos outros gêneros,como samba,MPB,Baião,Frevo,Bossa Nova,Folk,Tropicália.E existe uma nova geração da musica nordestina,fora desse contexto rítmico,que vem se destacando bastante no senário nacional,como as bandas,Vivendo do Ócio,Far From Alaska,Glue Trip,Selvagens a Procura da Lei,Plutão Já Foi Planeta,aliás indico todas,pois parei para ouvir e o som é muito envolvente,é claro essas só algumas das bandas que vem se destacando,com toda certeza tem muitas outras.
A literatura nordestina não deixa a desejar,como o citado Ariano Suassuna,Jorge Amado,Nelson Rodrigues,Rachel Queiroz,deixo aqui este link (http://noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2017/03/20/1150290/8-livros-gratis-autores-nordestinos.html) com 8 livros de autores nordestinos para você baixar,e ler.
Então meus caros leitores,espero que vocês tenham apreciado um pouco mais sobre a cena artística do nordeste,assim como eu que aprendi muito fazendo estas breves pesquisas.

''A tarefa de viver é dura,mas fascinante.'' Ariano Suassuna



PAINEL CULTURA POPULAR by MÍRIAM MERCI - ARTE A SERVIÇO DO REGIONALISMO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O rei do Soul brasileiro

Desde que assisti ao filme intitulado como Tim Maia há seis anos, eu tenho uma paixão enorme por esse cantor brasileiro. Antes de assistir ao filme eu só tinha tido um contato com a música de Tim na propaganda da Pepsi, com a musica “Você” ( https://www.youtube.com/watch?v=AVZ8qVf6LYA ), que por sinal foi uma propaganda bem bolada. Fora esse contato, nunca tinha parado para ouvir, até porque meus pais nunca me deram uma referencia musical concreta. Quando pequeno ouvia Falamansa e Bruno e Marrone no som de casa, não que seja ruim, mas se eu tivesse ouvindo um Tim naquela época, saberia que ''Na vida a gente tem que entender que um nasce pra sofrer enquanto o outro ri''.  Tim era tão versátil musicalmente que transitava tranquilamente entre a Bossa Nova e o Black Music. Conseguiu fazer grandes álbuns (maioria ironicamente chamada de Tim Maia) e não só em português, mas em inglês também ( https://www.youtube.com/watch?v=dRHdrCWhON8 ). Uma das fases mais interessan

Dark (Side of the Series)

Pois bem meus caros leitores para alguns chegaram as tão sonhadas férias, e com isso a Netflix parece querer deixar nós bem entretidos durante esse tempo. E aqui vai a dica de mais um seriado, por falar nisso estou gostando desta pegada mais ''terror'' da Netflix, começando com Mind Hunter (ainda não escrevi sobre, mas é uma boa série), The Sinner e agora Dark. Dark é tão intrigante e tão ficticiamente incrível que é difícil de descrever. Tudo se passa em uma pacata cidade alemã (o seriado não tem dublagem, porque é em Alemão, então quem tiver o interesse em assistir terá que ler as boas legendas), nesta cidade tem uma Usina Nuclear, inclusive na série eles utilizam várias referências de Chernobyl e uma misteriosa caverna onde se passa toda a trama. O seriado tem um roteiro incrível, assim como sua trilha sonora (tem uma hora que toca Tears for Fears, música que deixo para vocês ouvirem enquanto leem este texto  https://www.youtube.com/watch?v=Ye7FKc1JQe4 ), a séri

A volta (dos que nunca foram)

  De tempos em tempos voltamos ao início, talvez o blog possa ter dado uma pausa, mas nunca será o fim de algo que me fez pensar e refletir sobre a vida. Afinal o que é a vida? Hoje, com 25 anos, se não é um grande encontro e desencontro, de pensamentos, momentos, vivencias, aprendizados, erros e acertos, eu não sei o que é.  Talvez eu tenha esperado muito tempo para voltar a escrever, talvez eu tenha vivido muito tempo recluso a expor sentimentos e ideias que se chocam com futuro e passado, talvez eu só tenha me encontrado (ou melhor encontrado alguém), talvez só estava com preguiça.  Olhar para os textos antigos me faz ter nostalgia, de um tempo que escrever era prazeroso, de um tempo que os erros de português predominavam, mas que nunca faltava sentimentos. Eu gosto de escrever e poderia facilmente compartilhar um livro sobre esses últimos quatro anos que estive ausente, mas vou jogar apenas fragmentos de textos sentimentais que possam (quem sabe) ajudar alguém, nesse infinito parti